
♦ Punk Lolita ♣
Punk Lolita é a mistura dos elementos da moda punk e da moda Lolita. O ponto mais complicado de ser uma Punk Lolita é que é preciso manter o balanço perfeito entre a delicadeza que o estilo Lolita dispõe e a forma brusca e rebelde que é caracterizado o estilo punk. Sendo considerada por muitos uma vertente complicada (nada que uma boa pesquisa e embasamento da vertente não resolvam). Muitas acham que ser Punk Lolita, as livram das regras do Lolita mas isso é um engano, você terá de esforçar-se ainda mais para compreendê-las a fundo, tal como terá que fazer o mesmo com o punk.
O coordinate Punk Lolita pode variar muito e os tecidos mais comuns são: xadrez, listrado, chapado e até mesmo tecidos rasgados são bem vindos, porém devem ser utilizados ponderadamente para que não saiam do estilo lolita e fiquem agressivos aos olhos. Roupas de lycra, vinil e pvc não são aconselháveis, apesar de alguns corsets de vinil funcionarem com Ero Lolita e raramente com Punk Lolita. É preciso muito cuidado ao coordenar essas peças.
Quando a roupa é mais incrementada para o lado punk, recomenda-se que o cabelo e a maquiagem sejam delicados, assim como as unhas e outros acessórios. Cachinhos, mini cartolas, laços, blush, uma leve tonalidade de pó de arroz e olhos pouco carregados deixam o visual mais balanceado.
Os acessórios mais utilizados são gravatas ( não muito bruscas ou compridas ), alfinetes, correntes, caveiras, mini cartolas, laços, boinas ou chapéus dentre outros . Acessórios comuns da moda Lolita são usados em contraste com a roupa para deixar claro o híbrido de ambos os estilos. Fique atenta ao exagero de acessórios tanto de um quanto de outro pois isso pode pesar negativamente no visual. Cores mais fortes como o vermelho, azul, rosa pink e roxo podem ser incorporados ao visual.
As meias de um visual Punk Lolita são as mesmas usadas no Lolita, porém vistas de uma forma diferente devido a subcategoria a qual pertence. Elas podem ser 7/8, ¾, ou raramente curtas pois estas dão um ar mais infantil ao look. As estampas são as que mais diferenciam essas peças das outras, pois podem ser em tonalidade sóbria, com estampas xadrez, meias listradas, de renda (são comumente em tons fechados), chapada e rastão. Ao utilizar meias listradas é preciso ter algo que combine com elas para que elas não se tornem um item solto em seu look, ou no pior dos casos, empobrecê-lo e deixá-lo sem harmonia alguma. Outro item importante é a meia rastão, que deve ser acompanhada por outra meia debaixo dela para evitar a exposição excessiva da pele. Caso você queira usar meia-calça é aconselhável fio 40 ou maior.
O calçado punk lolita, incluí botas, coturnos, oxfords com plataformas e os sapatos tradicionais Lolita. A escolha dos sapatos depende muito das peças do coordinate, para que ele não se torne um item muito forçado. Um dos sapatos comumente usado é o Rocking Horse, que cai bem com quase todo coordinate Lolita e Punk, uma vez que seu designer pertence à Vivienne Westwood, uma estilista considerada supra-sumo da moda punk. Muita das marcas de moda Punk japonesa tem influência dessa mesma grife, assim como outras. Vivienne Westwood é famosa e admirada no Japão, e embora não faça roupas Lolita tem artigos e coleções que foram inspiradas no estilo especialmente em suas coleções japonesas.
É muito importante manter alguns elementos básicos Lolita, ou seu visual pode acabar virando apenas um punk mais fofo. A anágua é um item indispensável. No Punk Lolita é permitido o uso da saia com alguns centímetros a menos de comprimento assim como no Ero Lolita, mas vale lembrar que a forma da saia básica de todas as Lolitas tem que ter a altura dos joelhos ou 4 dedos acima. Saias demasiadamente curtas e meias com cinta liga não são muito bem vistas.
Embora saias de tule e cage skirts possam ser usadas, devem ser evitadas pelas iniciantes, pois as mesmas são usualmente criadas com a única utilidade de dar volume à roupa. Mesmo que sejam realmente uma saia, elas passam a impressão de roupas de baixo, correndo-se o risco de parecer mais vulgar aos olhos de adeptas de outras categorias, ou até mesmo para aquelas que não são. Então para as que têm medo de errar é melhor manter as "anáguas" em seu devido lugar – sob uma saia. Mas se mesmo assim você quiser usar uma saia de tule, não se esqueça que o bloomer continua sendo uma peça muito importante.
Decotes exagerados podem ser comuns em punk, mas fogem as regras do Lolita, portanto não são aproveitados. Se você quer fazer um vestido ou blusa com decote, é melhor usar os mesmos de um padrão Lolita. O erro mais comum é o exagero: saias curtas demais, decotes grandes demais, maquiagem extremamente carregada ou até mesmo acessórios demais. O importante é saber dosar. Não adianta encher a saia de correntes, porque além de ficar exagerado e pesado demais, vai esmagar sua anágua fazendo-a perder o volume, e ainda corre o risco de seu visual não ficar nem punk e nem Lolita.
Brands mais famosas:
+Lidel
Putumayo
h. NAOTO
Na+H
Créditos:
Texto: Lady e Vanilla Cake
Revisão: Equipe da Lolita Inside
Nenhum comentário:
Postar um comentário